Que assim seja…

cartas_de_amizade
Da teoria para a prática

Agradeça-

Uma vez por dia, separe um tempo para sentir gratidão por aquilo que você  tem, não impaciência pelo que não tem. Isso levará você a meio caminho da felicidade. Nós já temos a maior parte dos ingredientes de uma vida feliz. Mas simplesmente achamos que isso é normal e nos concentramos nos desejos não atingidos. Agradecer é melhor que comprar – e mais barato também.

Elogie-

Veja alguém fazendo algo certo e diga a ele. A maioria das pessoas, na maior parte do tempo, não é valorizada. Ser reconhecido, agradecido e elogiado por alguém é uma das melhores coisas que podem nos acontecer. Então não espere para que alguém faça isso por você; faça isso por alguém. Você vai deixá-lo feliz, fazê-lo ganhar o dia, e ajudará a melhorar o seu dia também.

Passe tempo com a sua família-

Garanta que haja pelo menos uma vez por semana em que vocês se sentam para fazer uma refeição juntos sem distrações – sem televisão, celular, e-mail, apenas ficar juntos e celebrar a companhia uns dos outros. Casamentos felizes e famílias saudáveis precisam se dedicar tempo.

Descubra o significado-

Reserve algum tempo, de vez em quando, para perguntar: “Por que estou aqui? O que espero conseguir? Qual a melhor maneira de usar meus dons? O que eu gostaria que fosse dito a meu respeito quando eu não estiver mais aqui? Encontrar significado é essencial para uma vida plena – e como você pode encontrá-lo se nunca procura? Se você não sabe onde quer estar, jamais chegará lá, por mais depressa que corra.

Viva com os seus valores-

A maioria de nós acredita em ideais elevados, mas agimos sobre eles apenas esporadicamente. A melhor coisa a fazer é estabelecer hábitos que nos levem a desempenhar diariamente esses ideais. Isso é chamado de ritual, sendo aquilo que as religiões lembram, mas com frequência esquecem.

Perdoe-

Este é o equivalente emocional de perder o excesso de peso. A vida é curta demais para guardar uma mágoa ou buscar vingança. Perdoar alguém é bom para ele, mas é ainda melhor para você. Algo mau aconteceu. Não ficará melhor se você ficar mastigando aquilo. Deixe que vá embora. Siga em frente.

Continue aprendendo-

Aprendi isso com pessoas idosas que estavam se aperfeiçoando em algo. Pessoas ainda repletas de energia e bom humor. Qual é o segredo? Nunca tenha medo de aprender algo novo. Então entendi que se você estiver disposto a aprender, pode ter 105 anos e ainda ser jovem. Se não estiver, pode ter 25 e já ser velho.

Aprenda a escutar-

Com frequência numa conversa passamos metade do nosso tempo pensando naquilo que queremos dizer em vez de prestando atenção àquilo que a outra pessoa está dizendo. Ouvir é um dos maiores presentes que podemos dar a alguém. Significa que estamos abertos a eles, que os levamos a sério e que aceitamos com gratidão seu presente de palavras.

Crie momentos de silêncio na alma-

Liberte-se, mesmo que seja apenas durante cinco minutos por dia, da tirania da tecnologia, do celular, do laptop e de outros intrusos eletrônicos, e apenas inale o ar da existência, a alegria de ser.

Transforme o sofrimento-

Quando acontecem coisas más, use-as para se sensibilizar com o sofrimento dos outros. As melhores pessoas que conheço – pessoas que sobreviveram a tragédias e se fortaleceram como resultado – não perguntavam: “Quem fez isso comigo?” Em vez disso, perguntaram: “O que isso me leva a fazer que eu possa não ter feito antes?” Eles se recusaram a se tornar vítimas das circunstâncias. Em vez disso, tornaram-se agentes da esperança.

Muitos desses são, obviamente, elementos integrantes de uma vida religiosa, e talvez seja por isso que muitas pesquisas mostraram que aqueles que praticam uma religião tendem a viver mais, ter níveis mais baixos de estresse e relatam graus mais altos de bem estar que outros. Isso não é por acaso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s